terça-feira, 6 de outubro de 2009

7ªjornada

Fim-de-semana prolongado, mais uma jornada.

Jornada em que se voltou a destacar o Sp.Braga por se manter só com vitórias; onde a Naval se destacou com duas vitórias seguidas; onde pela negativa, se voltaram a destacar Académica e Sporting.

Na 6ªfeira, Académica-Marítimo jogavam por uma vitória que seria fundamental para qualquer das equipas. O Marítimo por se estranhar muito andar por onde anda: Baba, Marcinho ou Manu, entre outros, não são jogadores para lutar pela manutenção. A Académica por não querer estar em último por mais tempo. Mas a sorte foi do Marítimo... Sorte talvez não. Os madeirenses fizeram por merecer os 3 pontos, ganharam 4-2 e mostraram todo o seu potencial.
A Briosa afunda-se cada vez mais e o técnico Rogério Gonçalves foi para a rua. Já vai tarde. A mudança é necessária para moralizar um bom plantel. Ricardo tem de sair da baliza, Emidio tem de dar o lugar a Pedro Costa, Tiero tem de voltar a 10, Sougou e Amaury têm de tomar conta das alas definitivamente. Miguel Fidalgo a ponta.

Depois, veio Sábado. Dois jogos. A Naval venceu o Rio Ave por 3-2. Grande resultado para os figueirenses. Kerrouche bisou pela segunda semana consecutiva e a Naval bem lhe pode agradecer já levar 7 pontos na Liga. Levaria 1 se não fosse o franco-argelino...

Em Braga, o Sporting local voltou a ganhar. Domingos e os seus pupilos levam 7 vitórias em outros tantos jogos e Luís Carlos facilitou, e de que maneira, a tarefa dos arsenalistas quando foi expulso aos 35 minutos, numa fase em que o jogo estava equilibrado. Paulo César e Hugo Viana marcaram os golos.

Leixões venceu por 3-2 a União de Leiria, com uma bela entrada de Zé Manel (68'), com um golo e grande exibição.

Depois veio o Sporting. E mais uma vez o desespero dos seus adeptos. 0-0, bom jogo. Mas não chega. O Sporting afunda-se cada vez mais. É necessários Izamilov para mudar o futebol sportinguista. 4x2x3x1 pede-se em Alvalade. Patrício, Abel, Grimi, Tonel, Carriço, Veloso, Moutinho, Vukcevic, Izmailov, Matias e Liedson seria a minha equipa no clube verde-e-branco. Paulo bento precisa de entender as características tácticas de cada jogador, encaixa-los e encontrar as melhores para as faixas, onde tantas dificuldades o Sporting tem tido. Veremos se há reacção.

Em Olhão, o FC Porto ganhou tranquilamente, apesar do Olhanense merecer, pelo menos, perder por menos. Ukra e Rabiola mostraram-se em grande nível, mas Falcão também...
E os dragões venceram justamente.

O Nacional venceu 2-0 o Guimarães com bis de penalty de Edgar Silva. E em Paços de Ferreira, uma grande 1ºparte do Benfica permitiu uma vantagem de 3 golos, que se limitou a gerir na 2ªparte. Carlos Martins e Cardozo marcaram dois golos fantásticos.

Onze da jornada: 3x4x3

Nélson (Belenenses) - Segurou o nulo em Alvalade. Fica na memória aquela defesa a remate de Grimi. Teve um punhado de boas defesas e garantiu um ponto à turma de Belém
Bruno Alves (FC Porto) - O Olhanense tem um bom ataque e ficou em branco a jogar em casa. O capitão portista contribuiu para isso e ainda foi lá acima imitar Falcão, numa portentosa cabeçada.
David Luiz (Benfica) - O brasileiro demonstra índices de confiança elevadíssimos. Abriu o livro na Mata Real.
Moisés (Sp.Braga) - Mais uma vitória do Braga, mais um jogo sem sofrer golos. Na ausência de Rodriguez, é o brasileiro que assume o comando da defesa. Está-e a safar muito bem.
Vandinho (Sp.Braga) - Mais uma boa exibição do trinco dos bracarenses.
Belluschi (FC Porto) - Talvez a melhor exibição no campeonato. Jogou, criou, passou e fez tudo o que um bom "10" deve fazer.
Carlos Martins (Benfica) - Se o Benfica fez uma grande 1ªparte, bem pode agradecer ao regressado português. Um golaço a fazer lembrar os velhos tempos.
Ruben Micael (Nacional) - Se Assis foi chamado à selecção, porque não Ruben Micael ou Hugo Viana? Ruben já merece uma chamada há muitooo tempo.
Baba (Marítimo) - O senegalês é jogador que não merece andar pelos últimos lugares da tabela. E portanto, tenta tudo para não lá estar. Bisou, os madeirenses que agradeçam.
Kerrouche (Naval) - Segundos bis consecutivo, e a Naval lá vai subindo na tabela...
Falcão (FC Porto) - Um craque. Chega?


Figura da jornada : Kerrouche (Naval) - segundo bis consecutivo, a Nval sobe lugares à custa do franco-argelino. Promete muito, veremos se vai confirmar.

Golo da jornada: Cardozo (Paços-Benfica, 40')

Treinador da jornada: José Mota (Leixões) - No confronto com o seu amigo Manuel Fernandes, levou a melhor. Vitória muito importante para os matosinhenses, que respiram melhor.

Momento da jornada: David Luiz (Paços-Benfica, 3') - Falava-se que o Benfica ia começar a cair no campeonato, depois da derrota em Atenas. David Luiz respondeu com um cabeceamento fulminante que abriu caminho à vitória por 3-1.

Equipa da jornada: Naval - segunda vitória consecutiva dos figueirenses. Começam a mostrar que se calhar não são tão maus quanto se pensava.

Sem comentários:

Enviar um comentário