quarta-feira, 7 de outubro de 2009

A encruzilhada táctica do Sporting

Bem, está na altura de falar do Sporting. Ou pelo menos DESTE Sporting.
Paulo Bento já comanda os leões há mais de 4 anos. E ao longo destes 4 anos, Paulo Bento sempre adoptou a mesma estratégia: 4x4x2 em losango. 4 anos. Sempre a mesma táctica. E não será que está na hora de mudar? Eu acho que sim.

O Sporting tem poucos jogadores muito bons (5) e alguns jogadores bons (7). De resto, há jogadores que até podiam jogar no Marítimo (André Marques, Pedro Silva, Saleiro, por exemplo). Vi ontem o "Trio de Ataque" na RTP N, e o próprio adepto do Sporting, Rui Oliveira e Costa, disse isso. Na baliza, Rui Patrício parece ser a natural opção para a baliza. Ricardo Baptista foi mal aproveitado.
Na defesa, Abel não parece ser o lateral-direito necessário para um losango e Pedro Silva é péssimo para um grande. Na esquerda, Grimi e Caneira são suplentes de André Marques, que é o pior dos três. Será que Bento não vê isso?

No meio-campo, Adrien e Pereirinha precisam de ser trabalhados e neste meio-campo residem os mais fortes jogadores do Sporting. Veloso, Moutinho, Vukcevic, Izmailov e Matías Fernandez dão garantias de futuro, sendo jovens e de boa qualidade. No ataque volta a mediania: Liedson, um goleador e Yannick como bom apoiante. Depois, restam Caicedo, Postiga e Saleiro.

Torna-se enfadonho ver o clube de Alvalade a jogar. A equipa desencontra-se tacticamente, recua perante uma vantagem de 1-0 contra clubes pequenos, não se entende algumas escolhas, como Postiga em vez de Djaló ou A.Marques em vez de Caneira ou Grimi.

Não seria altura para experimentar um 4x2x3x1?? Quando Izmailov voltar, será a única maneira de reunir os 6 melhores jogadores do Sporting. Moutinho a jogar como 8, Veloso como 6, juntando-se os dois no movimento defensivo e subindo Veloso aquando do ataque. Na direita, com o russo lesionado, jogaria Yannick, com técnica e velocidade. Na esquerda, claro, Vukcevic e no centro, Matías. À frente, Liedson, o Levezinho.
Esta seria a minha escolha.

Mas falar é fácil. Explico a minha escolha com mais vantagens, para além da reunião dos 6 melhores:

-O 4x2x3x1 permite ao Sporting ter maior equilíbrio defensivo e permite ao meio-campo ter maior frescura física ao longo do jogo. No losango, tal como o do Benfica, o Sporting quase que fica a jogar num quadrado, com Moutinho e Veloso lado-a-lado. Depois, quando os leões recuperam a bola, Matias faz diagonal da direita para o centro e Moutinho do centro para a direita. Ainda para mais, obriga Veloso a ter mais trabalho no transporte da bola.
Num 4x2x3x1, Moutinho seria o transportador e teria Veloso perto de si para o ajudar. Depois, é mais fácil ter apoio defensivo do meio-campo, visto que haveria 1 homem a mais do que no losango. Moutinho estaria destinado a maior ajuda defensiva.

- Os laterais do Sporting não exploram as suas qualidades ao máximo num losango. Abel, na direita, teria mais liberdade para subir, ajudando Izmailov/Yannick e tirando cruzamentos que o tornaram famoso no Sp.Braga e no Sporting. Caneira, a minha opção para a esquerda, asseguraria o equilíbrio defensivo. Além do mais, o Sporting, com Caneira, poderia jogar várias vezes com uma defesa de 3 homens, pois o português já está bastante rotinado.

-No movimento ofensivo, quando Matias subisse mais um pouco para apoiar Liedson, Moutinho poderia subir mais. Moutinho jogando no centro, jogaria com muito mais qualidade, como ele já o provou várias vezes. Moutinho não tem liberdade para se mostrar na direita, mas no centro a história seria outra.

- Num 4x2x3x1, os alas Izmailov e Vukcevic ganham muito protagonismo, pois a bola roda mito mais pelo meio-campo.

Julgo que o Sporting deveria jogar assim. Será que não está na altura de mudar?

Sem comentários:

Enviar um comentário