quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Observando o Brasil: A primeira cara do Mengão



Ontem deu-se início ao Campeonato Estadual Carioca 2011. Ou seja, as equipas do Rio de Janeiro entraram em competições oficiais. Os favoritos são, naturalmente, o Flamengo, que aposta forte na temporada de 2011 (contratou, entre outros, Ronaldinho e Thiago Neves), e o Fluminense, que ostenta o título de campeão brasileiro e manteve o os jogadores mais importantes. Não se deve esquecer o Botafogo, campeão Carioca 2010 mas que perdeu Jobson e Léo Guerreiro este mês.

O Flamengo foi o único dos três a jogar no primeiro dia de Carioca, sendo que o Flu e o "Fogão" jogam esta noite. A equipa treinada por Wanderley Luxemburgo iniciou num 4x2x3x1, pouco habitual no futebol brasileiro, com várias trocas de posições etre os "meias" da equipa. Ontem, sem Botinelli, Thiago Neves e Ronaldinho, jogaram Fierro (nas costas de Deivid ou na direita), Vander (na foto, por todo o ataque) e Renato (sobretudo pela esquerda). Na baliza, o ex-Braga Felipe, nas laterais o reforço Egídio (esquerda) e o capitão Léo Moura (direita) com Wellington e David Braz no centro da defesa. Os "volantes" foram Williams e Fernando.

Na 1ª parte, o Flamengo foi praticamente inofensivo, a equipa jogou de forma lenta e os laterais, a par de Williams eram os melhores em campo. No entanto, deu para perceber que o principal problema do Fla esta época será o centro da defesa. Apesar da equipa não ter sofrido golos e de ter criado poucas ocasiões de golo, percebe-se que, colocando alguém (possivelmente Diego Maurício, ausente por estar a jogar o Sul-Americano sub-20) ao lado de Deivid (ainda para mais, tendo Ronaldinho e Neves no apoio aos avançados) esse problema fica resolvido; no centro da defesa, o problema é mesmo dos jogadores e não se trata de algo táctico. David Braz não vale grande coisa e Wellington tem um jogo aéreo bastante deficiente; além disso, Ronaldo Angelim já passou o seu auge e a equipa pode-se ressentir de uma presença forte na área. A aposta do Fla é clara: experiência e qualidade ofensiva para 2011. Mas a verdade é que contratar um central torna-se imperial para uma época de sucesso.

Dentro do sector, vejo Tóloi como uma solução bastante acessível, visto que o Goiás desceu e tem alguns problemas financeiros. O jogador sairia barato e é jovem, tendo grande margem de progressão. Podia ser, de facto, importantíssimo na equipa de Luxemburgo. Os seus 20 anos são enganadores em relação à sua experiência e podia ser um pilar da equipa. Uma aposta pessoal que gostava de ver no onze do Flamengo.

De resto, o Flamengo ganhou 2-0 e "mostrou" ao público a nova contratação Wanderley (avançado ex-Prudente, que marcou de cabeça no único remate que fez, ainda fazendo um grande passe de calcanhar) e ainda Vander ("meia"/avançado ex-Bahia) que voltou de empréstimo. Depois de perder Vinicius Pacheco para o Grémio, o Flamengo parece ter encontrado o jogador ideal para o substituir. Ainda destaque para o avançado Marquinhos, que entrou muito bem na partida e Egídio, com uma estreia que dificilmente podia ser melhor...

Sem comentários:

Enviar um comentário