segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Observando a Europa: Glasgow Rangers/ Samaras (à atenção do Sporting!)




Ontem vi o 'derby' de Old Firm, o clássico entre o Glasgow Rangers e o Celtic Glasgow. O resultado era o que menos me importava, queria ver o adversário do Sporting em acção e um possível reforço (Samaras).

Tenho a dizer que achei o Glasgow Rangers uma equipa fraca, em comparação com o Sporting. 4x4x2 tradicional, com dois alas (o eslovaco Weiss na esquerda e Simon Davies na direita) e dois avançados (um móvel, Lafferty, e outro fixo, Kenny Miller, sendo que ambos são fortes fisicamente). A defesa é composta pelos laterais Froster e Papac, sendo a dupla de centrais composta pelo experiente Weir (40 anos, capitão de equipa) e Bougherra (argelino que chegou a estar na órbita dos leões). O guarda-redes McGregor é o melhor elemento da defesa da equipa escocesa. A defender abrem bastante espaço nas costas dos defesas (que são lentos, levando a que seja fácil ganhar metros pelos avançados), formando duas linhas próximas de quatro homens, baixando Lafferty (ou Wittaker, que substituiu Lafferty no 'derby' por este ter acabado de regressar de uma lesão), ficando a equipa sistematizada num 4x4x1x1.

A atacar, a ala esquerda (Papac e Weiss, normalmente) é claramente mais forte. Os dois jogadores referidos dão profundidade ao corredor e entendem-se muito bem. Lafferty joga por todo o ataque, no serviço a Miller. Nos cantos, defendem com todos dentro da área, formando duas linhas de 4(uma dentro da pequena área e outra na grande área), ficando dois homens nos postes. Nos cantos ofensivos, deixam três homens atrás. Julgo que a melhor de jogar contra esta equipa, será num 4x3x3, com alas rápidos e um miolo forte. Apostar em Yannick Djaló e Vukcevic pode ser fundamental para uma eliminatória tranquila, sendo que no trio do meio-campo, colocaria Pedro Mendes, Maniche e Zapater (André Santos ainda é franzino e talvez possa acusar a fragilidade física). De resto, é importante que Polga jogue no centro, por ser o mais físico dos quatro centrais sportinguistas.

Quanto a Samaras, o grego é um grande jogador. Pode-se tornar numa peça chave da equipa leonina caso se concretiza a transferência para Alvalade. É um jogador vertical (joga pelo corredor central e não gosto de sair dessa zona) mas não apenas de área. Ou seja, gosta de descer para apanhar a bola mas não gosta de cair nas faixas. É forte nas lutas aéreas (não sendo um grande cabeceador) mas é com os pés que melhor joga, sendo um finalizador eficaz e mostrando bons pormenores técnicos. Consegue receber bem a bola, mesmo sob pressão.

Sem comentários:

Enviar um comentário