sábado, 15 de janeiro de 2011

Chelsea: "o regresso de Scolari"



O Chelsea vive, por esta altura, uma grande crise de resultados que nem mesmo a goleada ao Ipswich (7-0, Taça) e a vitória de hoje frente ao Blackburn Rovers apagam. Antes do jogo de hoje com o Blackburn, a equipa só tinha conseguido uma vitória nos últimos seis jogos do campeonato, o que levou à revolta por parte dos adeptos do clube londrino. Carlo Ancelotti foi o mais visado mas mesmo os jogadores receberam insultos e assobios por parte dos fãs.

A equipa entrou num verdadeiro colapso psicológico e os resultados começaram a não aparecer. Algumas lesões prejudicaram, de forma clara, a equipa do italiano Ancelotti mas é preciso ir mais fundo para se perceber o verdadeiro problema dos 'blues' de Londres. A equipa perdeu alguns jogadores experientes no fim da época passada, dispensando Belletti, Ballack e Deco, e ainda, de forma surpreendente, Joe Cole e Ricardo Carvalho (que foram vendidos a baixo preço). Mesmo que já com alguma idade, estes jogadores eram opções importantes no banco da equipa e Ricardo Carvalho é parte importante para se perceber o problema da equipa. O português entendia-se às mil maravilhas e o mesmo não se verifica com Ivanovic pois a descoordenação defensiva tem existido em alguns jogos.


No entanto, não é esse o principal factor que ajuda a explicar esta série: na minha opinião, é o meio-campo que mais necessita de revisão. A lesão de Lamaprd expôs o grande problema deste Chelsea: não tem um verdadeiro criativo e quando o inglês falha, a equipa sente falta de alguém que pegue no jogo sem medo e jogue de forma criativa. Ramires é um box-to-box, ideal para a ligação entre o "6" e o "10", Essien e Mikel não são, de forma alguma, criativos. Sem Benayoun, lesionado até ao fim da época, os 'blues' ficam dependentes de Lampard. Assim, não dá. Daí ainda não conseguir entender a dispensa de Joe Cole, invertendo por completo a lógica de construção da equipa.

Quanto ao ataque, precisa de suplentes. Kakuta e Sturridge são bons mas ainda jovens, para se fazerem. Kalou apenas não chega e falta um ponta-de-lança/ala que consiga substituir qualquer um dos três titulares (a par de Kalou). Barrios, do Dortmund, era um jogador perfeito ou até Adebayor, se bem que tenha algumas dúvidas na venda do City a outro clube inglês. Para o centro da defesa, proponho Subotic. Um defesa físico, com excelente 'timming' de corte e que já falei anteriormente no blog. A equipa precisa de colmatar estas três lacunas.

P.S.: se venderem Bosingwa, cometem o maior erro da época!

Sem comentários:

Enviar um comentário