terça-feira, 16 de agosto de 2011

O futebol voltou




Acabou ontem a primeira jornada do campeonato português, onde apenas três equipas venceram os respectivos jogos. No entanto, pelo critério dos golos marcados, apenas Académica e Vitória de Setúbal, dois históricos do nosso futebol, se tornaram líderes, relegando o FC Porto para 3º lugar (ganhou por 1-0, enquanto que Académica e Vitória venceram os seus jogos por 2-1).

Tendo oportunidade de ver cinco jogos na abertura do campeonato, as exibições que mais me agradaram foram as de Sporting e Académica, sendo que os leões poderiam ter conseguido bem mais do que um empate frente a um Olhanense apenas a colocar trancas na sua baliza. O golo de Izmailov acabou por se tornar num mal maior, enquanto que a Briosa poderia ter chegado a uma goleada, não fosse o facto de Marinho e Éder(na foto) terem desperdiçado dois golos absolutamente feitos.

Depois, Braga e Benfica desiludiram no início de época, apesar de eu achar que em Agosto é difícil haver grandes exibições em equipas em construção, até porque os índices físicos ainda não estão no máximo. Apesar de tudo, tive alguma dificuldade em perceber as declarações de Jorge Jesus quando este disse que, ao intervalo e com 2-1 no resultado, os encarnados pensaram ter o jogo ganho. Ora, uma equipa com a experiência do Benfica não se pode dar a este luxo com um resultado tão inseguro; quanto ao Braga, dominou a partida mas acabou por criar poucas oportunidades de golo, não desfazendo o nulo.

Quanto ao FC Porto, um ‘penalty’ convertido por Hulk acabou por dar a vitória aos dragões na cidade de Guimarães. Com Falcão, Guarín e Palito no banco, o Porto poderia ter feito melhor, uma vez que mantém a estrutura da época passada mas por estas alturas, o resultado é sempre o mais importante e, nesse campo, a equipa cumpriu o seu papel.

Por fim, há ainda a destacar mais dois nulos e a já falado vitória do V.Setúbal sobre o Paços por 2-1 com um golo já nos descontos marcado por João Silva(na foto).

Quanto a jogadores, Nolito teve uma grande estreia no campeonato nacional, realizando grande exibição; Laionel marcou o melhor golo da jornada e deu um precioso empate ao Gil; a defesa do Rio Ave deverá ter pesadelos com Pizzi (Braga) durante os próximos tempos); saúda-se o regresso de Izmailov ao nosso campeonato, pois bons jogadores são sempre bem-vindos; João Silva teve uma estreia muito boas pelo Setúbal, marcando o golo que deu a vitória aos sadinos; Hulk acabou por decidir a partida de Guimarães com um ‘penalty’ que contou com a sorte para ser convertido; Marinho agitou por completo o jogo da Académica e, a par de Danilo Cintra, foi um dos melhores em campo na partida que encerrou a primeira jornada do campeonato; a primeira expulsão do campeonato foi de Fonseca, avançado do Feirense, expulso ao minuto 61’ do jogo contra o Nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário