sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Liga 2011/2012: Por fim, role a bola!




Hoje começa a Liga ZON Sagres 2011/2012, quando às 20.45h João Ferreira apitar pela primeira vez no Estádio Cidade de Barcelos. Gil Vicente e Benfica são protagonistas do primeiro jogo do campeonato, o segundo oficial em competições nacionais (recorde-se a Supertaça, onde o FC Porto venceu por 2-1 o Vitória de Guimarães).

Olhando para as equipas, naturalmente é o Benfica a partir como favorito mas a verdade é que nos últimos anos os encarnados têm tido muita dificuldade em ganhar na primeira jornada (nem mesmo com Jorge Jesus no comando, a equipa conseguiu quebrar essa malapata). O Benfica de hoje é talvez o melhor em termos qualitativos e quantitativos dos últimos anos e tem um plantel completamente remodelado, onde se destacam claramente as saídas dos dois melhores jogadores da última época (Fábio Coentrão vendido por 30M€ e Carlos Martins emprestado de forma inexplicável ao Granada) e, por outro lado, as entradas de Witsel, Enzo Perez, Garay e Capdevilla e ainda do regresso de Rodrigo. A estrutura táctica deve igualmente mudar, num 4x2x3x1 que já eu resultados na Europa e promete trazer maior qualidade no miolo encarnado, com Nolito a abrir na asa esquerda (grande surpresa até agora), Gaitán na direita, Witsel ao lado de Javi e Aimar à sua frente, apoiando Saviola no ataque. Atrás, a defesa está feita, com Artur na baliza, Maxi na direita, Garay e Jardel (no lugar do castigado Luisão) no centro e Emerson na esquerda.

Quanto ao Gil, a equipa conseguiu reforçar-se com alguns jogadores de qualidade como Yero, Laionel ou Leandrinho (avançado ex-Volta Redonda) ou ainda Sciola, lateral-direito de 25 anos que vem do Ituano e já representou o plantel principal do São Paulo. Ainda não há certezas quanto ao sistema táctico a apresentar mas o onze, olhando para os principais jornais desportivos portugueses, deve ser este: Jorge Baptista; Éder Sciola, Sandro, Cláudio e Caiçara; André Cunha, Luís Manuel, João Vilela e Pedro Moreira; Hugo Vieira e Luís Carlos, num 4x4x2 losango em que Leandrinho e Yero (na foto) não entram por estarem lesionados e Laionel se senta no banco. Há a destacar a permanência de Luís Carlos no plantel, um avançado que era suposto ter saído de Barcelos mas acabou por ser apresentado em Julho como elemento integrante da equipa.

Espero acima de tudo que seja um bom espectáculo e que ambas as equipas dignifiquem o campeonato português, que bem precisa de bom futebol.

Sem comentários:

Enviar um comentário