terça-feira, 16 de agosto de 2011

Mundial Sub-20: a decisão aproxima-se!


Amanhã, a selecção portuguesa de sub-20 irá jogar as meias-finais do Mundial contra a França. A França que tantos desgostos tem dado aos portugueses quando em competições seniores, vai uma vez mais jogar contra Portugal, agora em sub-20.

Portugal parte bastante moralizado para a partida, fruto de um vitória muito sofrida, quase milagrosa, numa série de grandes penalidades que ficará, para quem viu, para a história, frente à Argentina de Lamela ou Iturbe mas que em fraco plano se exibiu contra a selecção de todos nós, resultado também de uma defesa muito forte, comandada por Mika (o novo herói) e Nuno Reis, um capitão que, apesar dos gestos no final do jogo, se impõe como líder dentro do campo. Depois disso, Portugal viu ainda a favorita Colômbia cair aos pés do México, depois de ter dado tão boa conta de si nos jogos anteriores (inclusive, conta-se um 4-1 à França). Restam agora Brasil e México, para além dos já falados Portugal e França.

Esta não é uma selecção que brilhe intensamente. Mas a grande equipa é aquela que procura ganhar mesmo não tendo grandes jogadores e que, apesar de não brilhar, procura o golo com frequência mas olha para trás sempre com muitas cautelas. Assim se justifica, as inúmeras oportunidades de golo que Portugal já criou ao longo da competição mas, por outro lado, os vários desperdícios que se têm verificado. O score fixa-se em 3-0, com dois golos de Nélson Oliveira e um de Mário Rui.

A selecção tem alguns jogadores bastante interessantes: Nélson Oliveira, avançado formado no Benfica e que rodou no Paços na última época, ficando esta época no plantel encarnado, destaca-se pela capacidade de movimentação e finalização, se bem que por vezes exagera nos “mergulhos”; Caetano, formado no FC Porto e pertencente ao plantel do Paços, é um extremo baixinho e muito veloz, com muita técnica e um verdadeiro quebra-cabeças para as defesas adversárias; Danilo, médio do Parma que foi formado pelo Benfica e seguido Por Juventus e AC Milan, impõe respeito no meio-campo e é o principal ajudante da defesa; e, para além de Nuno Reis e Mika, também o lateral-direito Cedric Soares está-se a mostrar em grande nível, defende muito bem e sai a jogar com alguma facilidade, sem nunca se expor ao erro.

Esperemos agora que a França, segunda classificada do Grupo A e que eliminou Ecuador e Nigéria (esta última no prolongamento) e que tem em Lacazette e Fofan as suas principais estrelas (curiosamente, os marcadores dos golos na última partida), não nos crie dificuldades de maior e que a selecção treinada por Ilídio Vale siga para a final, onde poderá encontrar o Brasil e ter uma final de língua portuguesa em Bogotá!

Sem comentários:

Enviar um comentário