quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Bogotá, aí vamos nós!



Vinte anos depois, Portugal e Brasil vão repetir a final de Lisboa, onde os portugueses levaram a melhor nas grandes penalidades, jogando a final do Mundial de Sub-20 em Bogotá.

O Brasil partirá como favorito pelas individualidades que tem do meio-campo para a frente, onde pontificam jogadores como Casemiro (médio do S.Paulo) Philippe Coutnho (Inter de Milão), Oscar (novo craque do Internacional de Porto Alegre), Henrique (avançado do S.Paulo) ou Willian (a nova coqueluche do Brasileirão, ao serviço do Corinthians). Além do mais, apenas sofreram golos em dois jogos (sendo que contra a Espanha sofreram dois golos), mostrando igualmente eficácia defensiva, numa defesa liderada pelo também jogador e defesa-central do S.Paulo, Bruno Uvini.

A selecção brasileira, treinada por Ney Franco, pelo que vi esta madrugada contra o México, gosta de apostar na técnica dos seus jogadores e beneficia do facto de a maior parte deles ser titular nos respectivos clubes (mesmo Coutinho já ganhou o seu lugar no Inter) e de ter no banco jogadores capazes de entrar e quase não diminuir a qualidade do jogo 'canarinho' (olhe-se para Dudu, do Cruzeiro, Allan, do Vasco ou Alan Patick, do Santos mas sobretudo Negueba, do Flamengo).
No entanto, na primeira parte contra os mexicanos, houve muito espaço entre a linha defensiva e os chamados "volantes", factor que acabou por deixar espaço aos médios do México, que conseguiram criar algumas situações de perigo a partir desse mesmo espaço. Na segunda parte, os brasileiros fizeram correcções e apesar de ter perdido alguma acutilância ofensiva, souberam equilibrar a equipa e matar o jogo na altura certa com a entrada de Negueba, que agitou o jogo pela direita e tirou um cruzamento perfeito para a cabeça de Henrique (na foto) ao minuto 80, numa altura em que parecia inevitável o prolongamento (depois, passados quatro minutos, Henrique bisou e resolveu a partida).

Apesar de todas as qualidades do adversário, Portugal poderá tentar explorar o lado esquerdo da defesa brasileira com Caetano,e extremo veloz do Paços de Ferreira, pois Gabriel Silva (lateral-esquerdo) e Jesus (o central encarregue da dobra) falham neste espaço várias vezes, devido ao posicionamento ofensivo de Gabriel e a alguma lentidão de Jesus, sendo que ontem ambos foram amarelados, mostrando alguma dificuldade em parar quer Orrentia, quer Guarch.

Por outro lado, a nossa selecção foi fantástica frente à França e com uma exibição muito boa de Danilo e também do colectivo nacional, conseguimos uma vitória segura (a primeira por dois golos de vantagem) e seguimos em frente, acabando com o mito dos franceses. Mika voltou a estar em grande e a selecção demonstrou muita maturidade na forma como segurou o jogo, tendo consciência de melhores individualidades adversárias. Como lhe chamou Ilídio Vale, é a "selecção da coragem". Para o Mundo ver, Domingo às 2h da manhã, Portugal-Brasil, em Bogotá!

P.S.: Faria apenas uma troca no onze, tirando Alex (joga melhor pela esquerda) e colocando Caetano para explorar o lado esquerdo brasileiro. FORÇA PORTUGAL!

Sem comentários:

Enviar um comentário