segunda-feira, 31 de agosto de 2009

A nova época europeia I

Fecham hoje os mercados europeus de transferências e depois de um Verão absolutamente louco, é preciso olhar bem para estes campeonatos. No entanto, apesar de tantas transferências parece que pouco ou nada mudou. Os candidatos são (quase) os mesmos e Espanha e Inglaterra afiguram-se como os campeonatos que maior espectáculo darão.

Começando pelo país vizinho, no país de "nuestros hermanos", passaram a habitar Kaka, C.Ronaldo, Ibrahimovic (entre outros...) para além de Messi, Xavi ou Villa...
Este mercado serviu para acentuar ainda mais as diferenças de Barça e Real para os restantes clubes, que parecem não ter hipótese nenhuma na luta pelo título. Se o Barcelona já estava forte, a troca de Eto'o por Ibra só veio tornar o ataque ainda mais poderoso e a contratação de Chgryinski veio dar mais opções a uma defesa que passa a contar também com o ex-Inter, Maxwell.
Por outro lado, o regresso de Florentino Perez aos merengues permitiu ao Real ultrapassar os limites do mercado imaginável e contratar com "apenas" 226M€, Albiol, Xabi Alonso, Benzema e os dois magos Kaka e Ronaldo. Deu-se ao luxo de vender Robben, Sneijder e Huntelaar, o que, na minha opinião foi uma estupidez.
Valência, Villareal, Sevilla e Atlético Madrid (este principalmente) tentarão incomodar os dois gigantes do futebol espanhol.


Passando a França, o Lyon parte como favorito à conquista da Ligue 1. Perdeu Benzema e Juninho, é certo, mas ganhou Lisandro (início de época fantástico), Bafetimbi Gomis e Michel Bastos, além de Cissokho e Makoun. À 4ªjornada leva 10 pontos e comandados por Claude Puel, o objectivo é bem claro: regressar ao estatuto de campeão do futebol francês, perdido na última época para o Bordéus.
A seguir, vêm Bordéus e Marselha que irão dar o tudo por tudo para manter o Olympique Lyon afastado dos títulos. O Bordéus, treinado pelo antigo capitão da slecção francesa, Laurent Blanc, manteve as pedras mais importantes da última época (Gourcuff, Chamakh, Cavenaghi...), enquanto que o Marselha investiu 36M€ em contratações (18 só em Lucho) e trouxe "El Comandante" para liderar o meio-campo. Vejamos o que conseguirá fazer esta equipa treinada por Didier Deschamps (outro antigo capitão dos "bleus").
Toulouse e PSG poderão tentar intrometer-se na luta pelo título.


Já em Itália, a luta parece resumir-se a dois clubes: Internazionale e Juventus.
O Inter, apesar de ter perdido Ibrahimovic, ganho Eto'o e Sneijder para cabeças-de-cartaz de uma equipa que já lhe parece saber a pouco a conquista da Serie A. Mourinho tem a pressão de conquistar a Champions (ou pelo menos, as meias-finais) e para isso, juntou a esses dois craques, Lúcio, Thiago Motta, Diego Milito e fez regressar Ricardo Quaresma que terá o seu "tudo ou nada" esta época. Depois dos 4-0 aplicados ao rival AC Milan, afastou os fantasmas (leiam-se críticos) que depois do empate com o Bari na 1ªjornada diziam que Mourinho e a sua armada estavam a fraquejar.
Quanto à Juve, treinada pelo seu antigo jogador Ciro Ferrara, juntou a Camoranesi, Del Piero e Iaquinta, os dois canarinhos Diego e Felipe Melo e ainda o experiente central Fabio Canavarro. Tiago irá ser um dos quatro homens de um meio-campo de grande qualidade (Tiago, Camoranesi, Felipe Melo e Diego).
Quanto ao AC Milan e à Roma, parecem demasiado fragilizados para se conseguirem intrometer na luta pelo título.

Sem comentários:

Enviar um comentário