sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Liga 2009/10

Hoje começa mais um campeonato, onde clubes lutam por não descer, esperanças são renovadas e outros lutam pela Europa.

Começando pelos três grandes, parece claramente que o Sporting partirá em desvantagem. As contratações de Matías Fernandez e Caicedo parecem não chear para que este plantel se torne ao nível de FC Porto e Benfica. Sobretudo a nível defensivo e na posição "6" parece haver grande diferença entre Sporting e os outros dois. O Sporting tem obrigação de fazer melhor que na época passada, visto que manteve a mesma estrutura. Apesar disso, Paulo Bento continua a cometer alguns erros tácticos e parece-me óbvio que o "6" sportinguista devia ser João Moutinho. Pedro Silva não é melhor que Abel, Caneira não parece muito seguro na esquerda e Tonel mantém-se no banco, inexplicavelmente. Além disso, Matías não teve o começo que se esperava e há que lhe dar tempo até que consiga encontrar o seu melhor futebol; por tudo isto, acho que o Sporting parte em desvantagem na corrida pelo título. No entanto, é um exagero dizer-se que está ao nível de Braga ou Nacional, porque não está.

FC Porto e SL Benfica partem quase em pé de igualdade, talvez o FCP um pouco mais em vantagem, visto que manteve Bruno Alves (até ver). Há que ver a falta de Lucho e Lisandro, mas foram colmatadas por dois belíssimos jogadores (Belluschi e Falcão) que precisam de um período de adaptação para depois demonstrarem o porquê de terem sido contratados. A adaptação de Belluschi será com toda a certeza mais fácil, pois é proveniente da Grécia.Por outro lado, os dragões ganharam melhores opções para formarem um "bom banco", visto que o ano passado tinham apenas 4 suplentes que pudessem ser utilizáveis sem preocupações: Tomás Costava, Sapunaru, Mariano e Farías. Este ano ganhram um renovado Guarín, Varela, Prediger e os jovens centrais Maicon e Nuno André Coelho além dos 4 já referidos anteriormente. Para concluir, há ainda Miguel Lopes e Orlando Sá e ainda Beto, guardião ex-Leixões.

No Benfica, muita coisa mudou. Treinador, jogadores e equipa técnica.Jesus parece, sem dúvida, estar no bom caminho para construir uma equipa competitiva e forte, tendo um banco invejável com Sidnei, Míguel Vitor, César Peixoto (partindo do princípio que Shaffer será o titular), Yebda, Ruben Amorim, Carlos Martins, Urreta, Fábio Coentrão (pronto para explodir), Keirrison e Weldon. De facto, todos estes podem criar interrogações na cabeça de Jorge Jesus e poderão até, a meio do ano, ganhar lugar no onze titular. A maior questão prende-se nas laterais, pois de resto, o onze está mais do que definido.
Na Luz, espera-se um ano com títulos e apuramento para a Champions do próximo ano. Estes serão os objectivos principais de uma equipa que parece ter os adeptos ao seu lado. Saviola, Cardozo, Ramires, Aimar e Di Maria dão um poderio atacante ao Benfica que já há alguns anos não via e este plantel promete fazer algo diferente ao que os adeptos do Benfica estão habituados. Veremos se, como nos outros anos, são só promessas e esperanças.

Quanto à luta pela Liga Europa, Braga e Vitória de Guimarães partem como favoritos. Braga, independentemente do mau início de época, tem um grande plantel à disposição de um grande treinador Doimngos Paciência, que no entanto, deverreira,ia ter estado calado quando disse que "tinha obrigação de fazer melhor que Jesus em todas as competições". A eliminação da Liga Europa já foi, os adeptos começam a desconfiar... Quanto ao Vitória, reforçou-se de maneira conveniente, ganhou Jorge Gonçalves e Alex, dois reforços de peso. Contam também com Douglas, Santana, Desmarets ou Nuno Assis, e com um treinador bastante experiente, Nelo Vingada, e com uma massa associativa bastante forte e "competente", que apoia a equipa incondicionavelmente.

Depois há ainda outras equipas que lutarão pela Liga Europa como Rio Ave (que também um bom plantel), Marítimo parecem poder intrometer-se. O resto das equipas serão incógnitas mas acho que Belenenses (perdeu muitos jogadores importantes), Paços de Ferreira e Naval serão os clubes com maiores dificuldades para se manterem na Liga Sagres.

Espero que nesta época haja menos casos de arbitragem, mais público e melhores apoios aos jogadores, com ordenados em ordem. No entanto, não acredito em nada disto...

Sem comentários:

Enviar um comentário