sábado, 25 de julho de 2009

Tour, a construção de uma lenda?

Acaba amanhã mais um Tour de France e Alberto Contador repetirá a vitória de 2007. O ciclista espanhol que completará 27 anos em Dezembro provou que é o melhor ciclista do mundo, pelo menos em montanha. Contador, ao longo do Tour, respondeu a todos os ataques dos seus principais adversários e ganhou o contra-relógio da 18ªetapa, sperando Fabian Cancelara. A etapa que lhe abriu as portas da vitória foi a 15ª, quando ganhou a etapa do Mont Verbier e deixou Armstrong a 1'41 na geral e Andy Schleck a 2'30. No contra-relógio e na etapa de hoje (Mont Ventoux), Contador confirmou a sua vitória e amanhã chegará a Paris com 4'11 de vantagem sobre o 2º classificado, Andy Schleck. Armstrong fica em 3º, grande resultado depois de 3 anos sem competir!

Mas agora, surge a pergunta: Contador, tendo apenas 26 anos e provando que é o melhor do mundo em montanha, terá capacidade para ultrapassar as 7 vitórias de Armstrong no Tour? A questão prende-se com os irmãos Schleck, pois são eles quem ainda vão dando concorrência ao espanhol. Mas, quando Contador está em forma, ninguém o bate. Trepa montanhas, e goza com os adversários. Além disso, tem a seu lado, Aimar Zubeldia, Sérgio Paulinho, Andreas Kloden e Yaroslav Popovich que são grandes trabalhadores e ciclistas. Contador terá sensivelmente mais 10 anos de carreira e a larga vantagem com que termina esta Volta à França demosntra que ainda falta qualquer coisa a Andy Schleck para que possa competir taco-a-taco com Contador. O contra-relógio é o defeito mais gritante do luxemburguês mas com algum tempo, Andy conseguirá ultrapssar esse problema, tal como Contador o fez.

Esta geração de desportistas, e falando de uma maneira mais geral, é uma geração de lendas com Michael Phelps, Usain Bolt, Roger Federer, Michael Jordan, Lance Armstrong, Tiger Woods, Zidane e tantos mais... O desporto é bonito desta maneira.

Sem comentários:

Enviar um comentário