quarta-feira, 13 de julho de 2011

Observando o Brasil: Wellington (São Paulo)



O Brasileirão 2011 ainda só vai na 9ªjornada e mal se pode prever o que irá acontecer durante até Dezembro. Ainda assim, já é possível tirar as primeiras notas sobre jogadores, jovens ou velhos, que prometem agitar este campeonato. De entre todos, um dos que mais me tem chamado à atenção é Wellington, médio-defensivo de 20 anos que joga no São Paulo, 3º classificado.

Wellington é aquilo a que na Europa chamamos de “trinco”, um puro trinco. Este tipo de jogador não abunda no Brasil, uma vez que normalmente esta nem sequer é uma função desempenhada no onze inicial (a dupla de “volantes” é normalmente constituída por dois jogadores que sabem sair a jogar e que gostam de ter a bola nos pés). Wellington, no entanto, tem aparecido como um dos destaques são-paulinos e apesar de não ser titular indiscutível, é fundamental na manobra defensiva quando a equipa adversária joga com um “10” de peso. Daí ser titular em jogos cirúrgicos (Cruzeiro – onde joga Montillo – ou Flamengo – onde joga Ronaldinho – são bons exemplos).

É um destructor de jogo do melhor que há mas precisa de ter um médio transportador ao seu lado para que a equipa não fique presa no movimento de transição (aí entra Casemiro, formando uma dupla perfeita) e assim pode desempenhar em pleno a sua função. Tem uma cultura táctica rara em jogadores da sua idade e, na minha opinião, está mais que pronto para vir para a Europa.

Sem comentários:

Enviar um comentário