sábado, 16 de julho de 2011

Copa América: antevisão dos quartos-de-final I



Hoje começam os quartos-de-final da Copa América, que está a ser disputada na Argentina. Colômbia e Perú abrem as hostilidades às 20h portuguesas, numa partida onde a selecção de Guarín e Falcão é favorita, olhando para as suas (boas) exibições na fase de grupos.

Apesar de tudo, deve-se esperar um Perú forte, muito bem organizado defensivamente e perigoso no contra-ataque, onde Farfán (lesionado) não pôde ser chamado a competir e Guerrero é o homem-forte das acções ofensivas, fazendo dupla com o perigoso Advíncula, jovem jogador (21 anos) do Sporting Cristal e um dos destaques peruanos no torneio, a par de Albert "El Mudo" Rodríguez, nova contratação do Sporting e ex-Braga. Há ainda a contar com Vargas, ala esquerdo da Fiorentina e a estrela maior desta selecção. Do outro lado, Guarín (na foto e um dos grandes destaques da competição) e Falcão são as principais estrelas de uma Colômbia com uma dupla de centrais muito experiente (Perea de 32 anos joga no At.Madrid e Yepes de 35 joga no AC Milan), onde se contam ainda as presenças de Zuñiga (tem feito igualmente um bom torneio, joga no Nápoles) e de Adrián Ramos (na selecção joga numa faixa, alternando com Dayro Moreno, tem-se destacado pela velocidade e técnica que apresenta, joga no Hertha e tem 25 anos e também pode jogar como "9"). Um bom jogo para se ver, sem dúvida.

Depois, às 23.15h, é altura do jogo mais esperado desta fase da competição: Argentina (anfitriã) vs Uruguai de Álvaro Pereira, Maxi e Cristian Rodriguez. Se só se olhasse para os jogos da fase de grupos, o Uruguai seria claramente favorito, uma vez que foi mais regular, jogou melhor e apresentou mais colectivo que a "selecção das pampas". Melhorou com a titularidade de Palito (o lateral do FC Porto foi suplente na primeira partida) e ganhou profundidade e maior poder de ataque pelo lado esquerdo, sendo que Tabarez deixou Cavani no banco para pôr a equipa em 4x4x2. Desta forma, o Uruguai foi mais equipa a partir da 2ª jornada e Suarez, avançado do Liverpool, deambula por toda a frente de ataque uruguaia. Quanto à Argentina, tem de melhorar muito se quiser ganhar a competição, numa selecção de que se espera sempre muito, especialmente de Messi. A questão é que o treinador tm de perceber que não vale a pena pôr Messi como "10" como Guardiola faz no Barça, uma vez que a Argentina não é o Barça e os jogadores não são os mesmos.
Proponho colocar Pastore como "10", Cambiasso e Banega atrás, Messi na direita, Tevez na esquerda e Aguero no centro. A rever por Sérgio Batista.

Sem comentários:

Enviar um comentário