terça-feira, 19 de julho de 2011

Observando o Brasil: A disputa de Danilo


Por estes dias, Danilo tem agitado o mercado de transferências português (e também brasileiro, diga-se), falando-se numa possível disputa entre FC Porto e Benfica que parece tornar-se real pelas declarações do empresário do jogador e também dos dirigentes do Santos.

Parece que há algo mais complicado, uma vez que o Santos poderá igualar a melhor proposta de forma a ficar com o jogador, pretendendo com isto valorizá-lo no Mundial de Clubes e vendê-lo por mais dinheiro em Janeiro ou, se necessário, apenas em Junho do próximo ano.

Mas afinal, quem é Danilo? É uma das maiores promessas do futebol brasileiro, tem 20 anos e acta no Santos, actual campeão da Taça Libertadores, onde Danilo teve participação directa ao marcar o segundo golo santista na segunda mão da final. Apesar de ser um grande jogador, a quem poderia dar mais jeito? Na minha opinião, a ninguém. E passo a explicar: para mim, Danilo é um grande médio-direito e é nessa posição que deve ser desenvolvido, não sendo mais que uma banal adaptação a lateral-direito caso o queiram para essa posição. Tem muito boa técnica, é rápido a movimentar-se e a pensar o jogo, aparece bem no espaço, finaliza bem e falta melhorar os cruzamentos. Ora, olhando para os esquemas de Porto e Benfica, não me parece que fosse encaixar no esquema portista, pois actua na perfeição como vértice-direito de um losango, tal como faz no Santos; quanto ao Benfica, já tem demasiados bons jogadores para aquela posição (Carlos Martins, Ruben Amorim, Enzo Perez ou até mesmo Witsel), tendo um miolo sobrelotado.

Assim sendo e olhando para a situação financeira dos clubes portugueses, não me parece que gastar 10M€ num jogador só por gastar seja a melhor opção. É certo que é um grande jogador mas só acho que esta é mais uma disputa do Porto para tentar roubar um jogador ao Benfica, apesar de este não precisar propriamente de Danilo. A novela está prestes a acabar, falta saber o seu final.

Sem comentários:

Enviar um comentário