sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Primeira jornada europeia; o descalabro e a eficácia

No regresso de uma jornada europeia de três dias (voltamos a ter dois clubes na Liga dos Campeões), Portugal portou-se bastante bem. Tirando o Sporting de Braga, que não conseguiu surpreender o poderoso Arsenal, as outras três equipas nacionais venceram (até mesmo o Sporting, que não se esperava) e deram maior segurança no ranking. O 6º lugar está agora melhor protegido em relação a Rússia e Ucrânia.

Começando pelo Benfica, foi uma vitória da eficácia, aquela que tem faltado à equipa encarnada e essencial tópico para a recuperação de tão importante confiança. Não fez uma grande exibição, mas acaba por ser eficaz e, no cômputo geral, merecer a vitória. É certo que há um Benfica com Aimar e outro sem, "El Mago" está em grande forma e desde o jogo na Choupana que vai acumulando boas exibições. Por outro lado, o Benfica sente a falta de Saviola e de um intermitente Gaitán, que tanto faz uma boa exibição como outra do pior. Não se encontrou no jogo e os encarnados sentiram a sua falta, já para não falar do apagadíssimo Cardozo. Mas lá está, mesmo apagado, mesmo sem tocar na bola e até falhar uma grande oportunidade, o paraguaio marcou o golo habitual, mandando calar os adeptos. Um gesto de raiva mas que até é bom para alguém que costuma ser tão monótono. Três importantes pontos no início da caminhada dos Campeões.

Em relação ao Braga, foi esmagado no Emirates Stadium. Se é um facto que havia enorme expectativa para ver o que esta equipa podia fazer em Londres, a verdade é que não se pode condenar os arsenalistas, pois quase nenhum tinha já realizado jogos na fase de grupos da Champions e poucos tinham enfrentado um ambiente e uma equipa como aquela que é o Arsenal. O Arsenal é uma das três equipas a apresentar melhor futebol por essa Europa fora e quando "engrena" é quase impossível de travar. Que o diga Jesualdo Ferreira, que na época passado levou 5 nos oitavos-de-final. Calma gente! Este era um jogo que todos os adversários directos (Shakthar e Partizan)devem perder e que não se deve dramatizar demasiado. Foi uma goleada pesada, sim senhor, mas nada de especial no que toca a pontos. Fazer zero no Emirates é o provável para ucranianos e sérvios. Agora resta olhar para o próximo jogo, esse sim fundamental na qualificação, pois o Braga recebe na Pedreira o Shakthar Donetsk.

Na Liga Europa, o Sporting foi o primeiro a entrar em campo. O jogo em Lille adivinhava-se difícil e as expectativas não eram grandes. Mas a verdade é que muitas alterações, por vezes, dão resultado e os suplentes leoninos deram provas de qualidade, vencendo em França por 2-1. Até ao segundo golo, o Sporting foi controlando as operações, marcou dois e depois entregou o comando ao adversário, tentando poupar-se para o 'derby' com o Benfica e visto que o mais importante era não perder. Defendeu bem, apesar de ter um Torsiglieri extremamente infeliz (e que não consegue provar ter qualidade), e conseguiu levar os três pontos, fundamentais para a conquista do primeiro lugar do grupo (que dá estatuto de cabeça-de-série nos dezasseis-avos-de-final) Agora, o próximo jogo é na Luz e este irregular leão poderá ter um jogo de sonho como um de pesadelo. Tal como a sua época.

Por fim, o FC Porto venceu por 3-0 o Rapid Viena, algo que já se esperava, tendo em conta as fragilidades dos austríacos, desfalcados, por exemplo, de Jan Venegoor of Hesselink. A equipa entrou segura mas pareceu demasiado confiante. A verdade é que o golo de Rolando aos 25 minutos deu demasiada tranquilidade ao Porto, que adormeceu e correu riscos de sofrer um incómodo golo Desnecessário para uma equipa da qualidade dos dragões, claramente favoritos na partida do Dragão. Mas pronto, o tempo foi passando até qe o inevitável Radamel Falcão apareceu a resolver.
Numa sobra fez o 2-0 e depois apareceu Rúben Micael a fazer o melhor golo da noite. Saiu muito ovacionado e mostrou a sua alegria, quando procura um espaço no onze portista. A equipa poupou-se claramente para o jogo na Choupana a realizar na 2ªfeira. No fim, a vitória, que é o mais importante.

P.S.: as fotos serão colocadas mais tarde por indisponibilidade do blog.

Sem comentários:

Enviar um comentário