sexta-feira, 12 de junho de 2009

Real Madrid, o regresso dos "Galácticos"

Estamos a meio de Junho, 1º mês do mercado e o Real Madrid já contratou 2 dos 3 melhores jogadores do mundo: Kaka e Cristiano Ronaldo. O problema nem é esse, visto que o Real é um grande clube... O que agitou o mercado, mais do que as próprias transferências, foi o preço astronómico que o Real pagou por eles.
Consegue-se perceber agora, que Florentino Perez aquando da tomada de posse da presidência do clube não estava a brincar quando disse que tinha 300 milhões de euros para gastar. 160 só nestes dois, ainda estão para vir Maicon, Albiol, Villa e Ribery. De facto, o Real está-se a tornar muito forte. Mas há que ter cuidado para não se repetir o erro da outra era de Galácticos, quando se juntaram Zidanes & Pavones nos "merengues", craques com miúdos da cantera. Pelo que vejo, o Real ainda vai conseguir cair no mesmo erro, pois ouço falar em trocas de Sneijder, Vaart ou Robben, e nas dispensas de vários jogadores como Nistelrooy, Saviola ou Drenthe.
O Real Madrid é um grande clube. Mas só o poderá ser no campo, quando tiver um plantel equilibrado com uma defesa consistente e não estou a ver isso acontecer. Se Pepe e Heinze se vão manter, isso não chega. Albiol é necessário e se Maicon vier, melhor ainda porque dessa maneira, Ramos será central. Sobram Miguel Torres, Marcelo e Drenthe e se fosse eu o treinador, mantinha-os a todos.
No meio-campo, dois médios-defensivos estão já assegurados: Gago, Lass e ainda poderá vir Xabi Alonso. Diarra e Faubert têm guia de marcha, se bem que o 1º não percebo bem como!
Já no meio-campo ofensivo, Ronaldo, Kaka, Guti e Higuain estão seguros. Por outro lado, Sneijder, Vaart ou Robben poderão ver os seus nomes envolvidos em transferências milionárias, como troca por Maicon ou Ribery. É aqui que o Real tem de conseguir equilibrar as coisas e assegurar a permanência de pelo menos um dos três "dispensáveis" e acho que Sneijder é demasiado bom para ser dispensado.
Quanto ao ataque, apenas Raul está fixo. Nistelrooy e Saviola parecem seguros da sua saída, e há os casos de Negredo e Soldado que foram emprestados na época transacta e ambos jogaram bastante bem. Eu retinha Negredo e contratava mais dois pontas-de-lança. Em vez de dispensar Nistelrooy, mantinha-o e ainda ia contratar Villa. Desta maneira, o Real teria um plantel realmente equilibrado e poderia conquistar com tranquilidade um campeonato que se avizinha disputado por dois clubes: Real e Barça.
Resta agora a Pellegrini conseguir controlar todas estas estrelas, levá-las a uma equipa colectiva e conquistar títulos. A julgar pela outra era, Pellegrini terá pressão, mas só assim se distinguem os grandes dos excelentes treinadores...

Sem comentários:

Enviar um comentário