sexta-feira, 24 de junho de 2011

Observando a América do Sul: O onze do Campeonato Argentino 2010/2011



O Velez Sarsfield sagrou-se campeão total de 2010/2011 na Argentina, ao vencer o Clausura com mais de dois pontos de vantagem sobre o Estudiantes de la Plata (o clube de Enzo Peréz, a caminho do Benfica). Uma equipa bastante organizada, a qual mais tarde analisarei neste mesmo blog.

Por enquanto, deixo aqui aquele que é para mim o melhor onze do Campeonato Argentino 2010/2011:


GR. Luís Ojeda (Argentinos Juniors) – O Argentinos foi a melhor defesa do Clausura e Ojeda muito contribuiu para esta estatística. É muito jovem para guarda-redes (fez 21 anos em Março) e é internacional sub-20 argentino. Promete muito.

LD. Fernando Tobio (Veléz) – Lateral de 21 anos, dá profundidade pelo lado direito à equipa, que aposta muito nas subidas dos laterais para desequilibrar pelas faixas. Não se limita a atacar e cumpre bem o seu papel defensivamente, tendo origens de defesa-central.

DC. Jonathan Maidana (River Plate) – Defesa-central que vai completar 26 anos em Julho e é talvez o melhor central do campeonato. Internacional A pela Argentina recentemente, Maidana tem um sentido posicional muito elevado e é muito forte no jogo aéreo.

DC. Sebatián Hoyos (Lanús) – 29 anos, o central impôs-se como um esteio na defesa do 2º classificado do Clausura deste ano. Hoyos marca muito bem em cima e, a par de Valeri, foi o jogador de campo mais utilizado na equipa.


LE. Luciano Monzón (Boca Juniors) – Tem 24 anos é dos laterais mais equilibrados do futebol argentino. Tem uma disciplina táctica muito considerável tendo em conta o país onde joga e é muito aguerrido na luta pela bola; está pronto para vir para a Europa e foi chamado para Copa América.

MC. Rinaudo (Gimnasia la Plata) – Sim, é mesmo o jogador que vem para o Sporting a custo zero. Rinaudo é, na minha opinião, um dos melhores médios-centro do campeonato, aliando técnica a boa condução de bola e grande capacidade de marcação. Um jogador que pode, sem dúvida, fixar-se como titular indiscutível no miolo sportinguista.

MAD. Enzo Peréz (Estudiantes) – O médio argentino é o melhor jogador do campeonato do seu país e foi convocado para a Copa América, sendo que uma lesão no pulso o deve impedir de representar o seu país. Fino recorte técnico, grande visão de jogo e capacidade de passe, aos 25 anos pode dar muito ao Benfica. (na foto)

MC. Valeri (Lanús) – O ex-FC Porto demonstrou estar em grande forma e isso valeu-lhe até uma chamada à Copa América. Valeri jogou muito neste campeonato, sobretudo no Clausura, e assumiu-se como a grande figura do Lanús, que surpreendeu muita gente nesta época. Actua sobretudo pela direita (tal como Enzo) mas também faz o corredor central, quer como médio-centro quer como “10”.

MAE - Lamela (River Plate)
- Parece não fazer sentido colocar dois jogadores de uma equipa que corre o risco de descer mas a verdade é que Lamela encantou a Argentina no Apertura 2010. Muita técnica e dribles bonitos, Lamela é seguido de muito perto por Nápoles e Lazio. Aos 20 anos, tem grande margem de progressão e pode ainda crescer mais um ano no seu país antes de vir para a Europa.

AV. Pablo Mouche (Boca) – O jogador é seguido por vários clubes ingleses (entre eles, o Liverpool) e, de facto, parece ser um grande avançado. Móvel, não marca muitos golos, preferindo cair nas faixas e procurar um ponta-de-lança mais fixo (no Boca, faz dupla com Palermo). Esteve melhor no Apertura 2010 mas continuou em bom plano neste Clausura, demonstrando ter grande técnica.

AV. “El Tanque” Silva (Veléz) – O avançado teve uma passagem pelo Beira-Mar há 6 anos atrás e, na altura, chamou-me a atenção pelo facto de sempre me ter parecido bom jogador. Encontrei-o alguns anos depois no Campeonato Argentino, actuando como “homem-golo” no Veléz que domina o país das “Pampas”. Tem uma média superior a 0,5 golos/jogo e afirmou-se como goleador máximo do campeonato. Com 30 anos, o estilo mantém-se: fisicamente forte, homem de área, pouco móvel e sempre a pedir a bola.

Sem comentários:

Enviar um comentário