sábado, 10 de julho de 2010

O abrir da nova época I


As equipas já se treinam. Em Portugal, a primeira competição oficial joga-se a 7 de Agosto, com o clássico FC Porto vs Benfica em Aveiro na disputa da Supertaça Cândido de Oliveira. O campeonato, ou Liga ZON Sagres, começa uma semana depois, talvez sexta-feira por causa dos incómodos interesses televisivos. As equipas vão-se preparando, muitos brasileiros voltam a entrar no nosso campeonato, mas agora alguns desses já conhecidos no nosso país. Casos de Laionel (Académica) e Marcos (Sp.Braga), entre outros. Perderam-se Di María, Eduardo, Hugo Viana e Luis Aguiar, Desmarets e Nuno Assis. Sem estes, ficamos mais pobres, mas ainda Bruno Alves, Raul Meireles, Cardozo e Yannick são casos que dificilmente ficarão a jogar cá. Há então que aproveitar o que temos, que já é bem bom.

A pré-época não conta para nada, certo; mas dá algumas indicações sobre alguns jogadores, sobre o entendimento colectivo, sobre as ideias tácticas do treinador. E nesta perspectiva, penso que o Sporting mostra grandes melhorias, contratando bons e experientes (tirando André Santos)jogadores e um treinador jovem e ambicioso (que ainda vamos ver se terá sido a melhor opção ou não). Evaldo, Maniche, Nuno André Coelho, André Santos e Jaime Valdés, recuperando ainda Vukcevic, Sinama e Izmailov e talvez Stojkovic. De facto, o plantel está a melhorar a olhos vistos, mesmo que tenha perdido Moutinho para o rival FC Porto. Matías está pronto a explodir, como mostrou no Campeonato do Mundo, Valdés faz a posição do ex-capitão e até Vukcevic consegue jogar na organização de jogo da equipa. De resto, finalmente se pode ver a mistura equilibrada entre juventude e experiência pois para além de vermos Carriço, Rui Patrício, André Santos, Nuno André Coelho ou Saleiro e Yannick, vemos também Valdés, Maniche e Evaldo, para além dos já sportinguistas da época passada.

No rival da 2ªcircular, o ambiente também é positivo, natural de um verdadeiro campeão, que apenas perdeu Di Maria e Quim e contratou Gaitán, Jara e Roberto (e também Fábio Faria). Os treinos à porta aberta trazem já muitos adeptos, matando as saudades de dois meses. Agora, o primeiro particular surge hoje contra o Monterrey. Bom para aquecer mas ainda sem os mundialistas Fábio Coentrão, Luisão, Maxi (que joga hoje contra a Alemanha), Ramires e Cardozo. Vão-se testando outras soluções, Luís Filipe, Peixoto, Sidnei, Jara e Gaitán. Há ainda um caso pendente: Filipe Menezes. O jogador não sabe ainda se será emprestado ou se fica no plantel como reserva. Jesus já demonstrou querer um plantel largo, para poder atacar todas as frentes onde estiver envolvido, acabando por querer vários avançados (para além dos 7- contando com Mantorras- já existentes, pode ainda chegar Rodrigo, do Real Madrid Castilla) e, pelo menos, dois jogadores para cada posição.

Penso que o que falta nesta equipa é uma boa alternativa a Fábio Coentrão. Não digo um craque, claro que não, até porque sai caro. Mas um bom jogador, alguém melhor que César Peixoto e Emídio Rafael, jogador da Académica contratado pelo FC Porto, podia ser essa boa alternativa. Depois de Vieira dizer que ainda vão chegar um ou dois reforços (um para a posição de Di Maria e o outro?), mantenho a esperança de que Peixoto ainda seja dispensado mas tenho quase a certeza de que não irá acontecer. Veremos como se desenvolve o mercado.

Sem comentários:

Enviar um comentário