sexta-feira, 18 de junho de 2010

E é assim o futebol


O futebol é cheio de surpresas. Parece uma frase feita. Mas este Mundial diz que os que utilizam frases feitas têm razão, pois elas existem baseadas nalguma coisa. França quase fora na fase de grupos (apenas algo próximo de um milagre salvará os gauleses), Alemanha a perder com a Sérvia, Inglaterra com dois empates em outros tantos jogos, Espanha a ser derrotada pela Suíça, Itália a empatar com Paraguai e ainda Portugal a empatar com a Costa do Marfim. Muitas surpresas, como se pode ver. E, com certeza, não irão ficar por aqui.

O futebol é mesmo assim. Portanto, achei imensa piada aos críticos de Portugal. Claro que não fiquei satisfeito com a exibição de Portugal. Apático e devia mostrar bem mais. Mas foi a primeira jornada. Portugal não está eliminado como querem tentar dizer que está e se Portugal deixou de ser candidato por causa do primeiro jogo, então que dizer de Inglaterra (que também fez duas exibições pobres), Itália (não fez muito melhor), Alemanha (aquele 4-0 à Austrália não quis dizer nada como eu bem pensei) ou Espanha (que perdeu com a supostamente "fraca" Suíça)? É melhor não e pintar quadros demasiados negros ao fim de 90 minutos. A minha esperança ainda não se gostou. E não se gostará até Portugal ser eliminado; Quando? Não sei. Espero que nunca.

Falando agora do Mundial em si, até agora, a única selecção que mostrou futebol de candidata é a Argentina. Dois jogos em que fez grandes exibições, de futebol ofensivo, marcando cinco golos (três deles por Higuaín). Esta é uma selecção diferente. O rigor táctico é pouco, os atacantes muitos; mas a verdade é que os jogadores se sentem bem dessa forma, jogam da forma que melhor se entendem, com toques bonitos, fintas e golos. E é isto o verdadeiro futebol, com um toque tipicamente argentino, o chamado "tango" e que se traduz por este tipo de futebol. Maradona, na selecção de 86, encarnou essa personagem melhor que ninguém, pretendendo agora transmitir esse sentimento de alegria e esperança aos jogadores. É a minha aposta para vencer este Mundial, depois de a ter colocado na "terceira linha".

O Brasil, de facto, é sempre o Brasil. Mas penso que esta equipa tem muitos "Dungas", jogadores trabalhadores mas que acabam por não ter a essência típica do futebol brasileiro. Elano não é um tecnicista, Melo e Gilberto Silva são dois trabalhadores. Acaba por ser mais disciplinada tacticamente, mas acaba por perder o verdadeiro futebol 'canarinho'. Diego, Ganso, Ronaldinho, Adriano, Pato ou mesmo Marcelo são jogadores que poderiam dar outra capacidade técnica a esta equipa, sobretudo o jogador do AC Milan, jogando descaído do lado esquerdo. Robinho e Kaka acabam por ser os "verdadeiros" brasileiros neste onze. Depois, dois laterais ofensivos acabam por compensar alguma desta incapacidade ofensiva. Além disso, jogadores como os que referi seriam importantes em jogos como a Costa do Marfim ou a Coreia (que tantas dificuldades criou ao Brasil).

Depois, a Alemanha. É verdade que fez uma boa exibição contra a Austrália; mas os últimos dois golos foram marcados contra 10, já sem moral do lado adversário. Esperei pela Sérvia para tirar algumas conclusões desta Alemanha, com futebol agradável, certo, mas que ainda tem falhas no centro da defesa. O jogo com os sérvios acabou por mostrar fragilidades.

Itália e Inglaterra empataram os seus jogos até agora, mostrando dificuldades na construção de jogo. Na Itália até se percebe, com Pirlo lesionado, Camoranesi não nas melhores condições e Totti ausente da convocatória; mas a Inglaterra não. Com Lampard e Gerrard não se compreende tantos obstáculos em chegar à baliza adversária.

Quanto à Holanda, fez gestão de esforço, Robben não pôde jogar. Acabou por ganhar 2-0 ao seu grande adversário no grupo, a Dinamarca. Com alguma sorte e uma boa 2ªparte, a "Laranja Mecânica" acabou por vencer o jogo. Com certeza que Robben transformará a equipa quanto estiver apto mas poderá ainda descansar até ao final da fase de grupos, devido à pouca exigência dos adversários.

Ainda um sinal mais para Chile e Suíça, vencendo os respectivos jogos no seu grupo. Suíça muito bem organizada, treinada por um dos melhores "coaches" do Mundo, Otmar Hitzfeld. Tapou todos os buracos possíveis e acabou por colher frutos com um golo de Gelson Fernandes.
Uma bola à trave para cada lado e vida difícil para os espanhóis, que muito dificilmente ficarão em 1º lugar e terão de ganhar os próximos dois jogos para passarem sequer a fase de grupos (vida ainda mais difícil com o provável embate com o Brasil). Perspectiva-se então um grande jogo nos oitavos-de-final.

Este Mundial está a ser cheio de surpresas. De qualquer maneira, apenas a França está quase definitivamente eliminada, havendo várias possibilidades para os restantes. Portugal inclui-se no lote. Acreditem!

Sem comentários:

Enviar um comentário