quinta-feira, 1 de abril de 2010

A Justiça do futebol português

Ora bem, acabo de ver o Benfica a vencer o Liverpool e a fazer uma grande exibição. Mas o que me traz por cá hoje, são os castigos de Hulk e Sapunaru que, de um momento para o outro, deixaram de existir. Assim é que é bom, tudo igual: se a justiça portuguesa está mal, então as outras justiças não podem ser boas; tudo tem de ser igual. E por isso, à boa maneira do portuga, vamos lá brincar um bocadinho mais com os estatutos para ver na porcaria que dá.

Primeiro ponto: concordo plenamente com o FC Porto ao sentir-se indignado com a demora na decisão dos castigos dos dois jogadores, que agrediram um segurança (coisa mais normal do que agredir um segurança que nos manda uns bitaites não existe, certo?). Dois meses para decidir um castigo é muito. Ou melhor, até um mês admito, agora mais do que isso já acho abuso.

Segundo ponto: concordo que critiquem a suspensão preventiva. Se o castigo a dar for de dois ou três jogos, o jogador já vai ser penalizado por estar suspenso dois meses (só preventivamente).

Terceiro ponto: acho, sinceramente, uma verdadeira palhaçada reduzirem os castigos de Hulk e Sapunaru. Reparem: os ‘stewards’ foram considerados pela Comissão Disciplinar da Liga (liderada pelo famoso Ricardo Costa) intervenientes no jogo e, por isso, os castigos elevados. Pela Comissão de Justiça da Federação, os senhores de colete florescente não o são. Só uma pergunta: os ‘stewards’ pagam bilhete? Não. Outra: os ‘stewards’ ajudam a garantir a segurança nos estádios? Ajudam, sim senhor. Outra: os ‘stewards’ estão ali para ver o jogo? Não.
Então, como podem ser comparados a mero espectador? Ridículo. Mas tudo bem, admitamos que sim, são meros espectadores. Vou lembrar um caso bastante conhecido: Eric Cantona, em 1995, num jogo entre o Manchester United e o Crystal Palace saiu disparado do relvado em direcção à bancada para desferir um valente pontapé num adepto. Punição? 8 meses pela Federação inglesa, e o próprio clube puniu-o com 4 meses. Questões? Pois então… Porque é que agredir um mero espectador é muito menos grave (e sim, muito menos, senão a redução não tinha sido de 3 meses para… 3 jogos!!) do que agredir um polícia ou um observador? Por amor de Deus. Então vá, rapazes, todos a dar pontapés nos adeptos que só levam três jogos. Abrir sobrolhos (como o Sapunaru fez) e dar-lhes cabo da barriga (como o Hulk) é que faz bem à saúde.

No fim de contas: onde é que isto cabe na cabeça de alguém? Só mesmo cá em Portugal…

Sem comentários:

Enviar um comentário