terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Grande semana do FC Porto


Esta foi uma grande semana para o FC Porto. Marcou 12 golos em três jogos, goleou o Sporting por 5-2 (eliminando-o da Taça), viu o Sp.Braga cair nos quartos-de-final (abrindo as portas da vitória na Taça de Portugal) e ainda viu o Benfica perder pontos para o campeonato em Setúbal. Mais do que isso, produziu três grandes exibições, assentes na imaginação de Varela, na eficácia de Falcão e no bom entendimento entre Ruben Micael e Belluschi. Jesualdo pareceu ganhar, por outro lado, mais três opções para a equipa: Ruben Micael, o novo reforço; Mariano, parecendo renascer; e Maicon, que tardava em dar mostras do valor que já lhe foi reconhecido nos tempos do Nacional da Madeira.

Isto só poderá ser bom para os dragões. A equipa anima e ganha confiança, seguindo-lhes as pisadas os adeptos. Talvez fosse precisa uma semana como esta para se dar o tal 'clique' que todos esperam desde o início do ano. E talvez o 'clique' não possa surgir em melhor altura. Mas já lá vamos.

Tudo começou no Sábado, dia 30 de Janeiro; o Porto via-se pressionado pelo Braga (que havia ganho, no dia anterior, ao Sporting). A deslocação à Choupana assumia importância capital na luta pelo título. A expulsão de Alex Bruno aos 30 minutos ajudou a que a goleada se construísse. Mas mesmo assim, a Choupana não é fácil para ninguém e 4-0 é quase impossível de se ver na Madeira. Para além disso, Ruben Micael provou ser um reforço para o imediato e mostrou bom entendimento com Belluschi (que parece outro com a nova companhia).
Depois, seguiu-se o Sporting. Jogo fundamental para a época futebolística. 5-2. Há 74 anos que não se via tal coisa: Sporting a sofrer cinco golos no Porto. Depois da esperança do mês de Janeiro, o Sporting disse adeus a campeonato e Taça em apenas quatro dias. O FCP, pelo contrário, vê, com a eliminação do Braga, as portas da conquista do troféu abertas.
A fórmula da vitória consistiu, desta vez, na entrada de Mariano Gonzalez como interior, que permitiu à equipa dar o apoio necessário para Belluschi se libertar mas, ao mesmo tempo, ganhar rotinas no sistema tradicional. O FC porto pôde variar, sem mudar os jogadores, entre um losango (Belluschi a 10, Ruben Micael na esquerda e Mariano na direita) e o 4x3x3 habitual, com Varela solto. As áreas de intervenção de cada jogador estiveram bem definidas e todos sabiam bem o que fazer. Foi uma equipa nortenha bem organizada (como há muito não se via) que enfrentou o Sporting. O resultado foi de 5-2, Mariano (o melhor jogo desde que está em Portugal) o melhor em campo. E que golo!

No dia seguinte, viu o Sp.Braga perder em penalties com o Rio Ave, sendo eliminado da Taça de Portugal.
Depois, este fim-de-semana, viu o Benfica empatar em Setúbal (14º classificado), com um 'penalty' falhado por Cardozo no último minuto. No entanto, antes de festejar, era preciso derrotar a Naval.
E mais uma goleada. 3-0. Tomás Costa e os já habituais Falcão e Varela. A fórmula foi a mesma da Taça. O FC Porto está a mais pontos do Benfica (7). Mas tem menos um jogo (em casa, com o Braga) e se ganhar, fica a quatro pontos. O campeonato mantém-se numa luta a três.

Por fim, em relação ao tal 'clique' na melhor altura, a verdade é que o mês de Fevereiro é decisivo para os grandes portugueses. Para os tripeiros, joga-se a 1ªmão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, joga-se a decisão da meia-final da Taça da Liga (amanhã, frente à Académica) e tem, também, três jogos fundamentais para a Liga Sagres: deslocações a Matosinhos e Alvalade e recepção ao Sporting de Braga.

Veremos o que o futuro reserva aos dragões...

Sem comentários:

Enviar um comentário